sábado, 12 de março de 2016

A física e a maquina de xerox




Rafael Gonçalves Dias
Mateus Nolasco
Matheus Willian
Luan Rodrigues
Bárbara Camila
Larissa Anjos



Resumo: Neste artigo, iremos explanar alguns princípios básicos da física e sua relação com um equipamento muito usado por grande parte da humanidade. A fotocopiadora, mais conhecida como " Maquina de Xerox " .



Palavras Chave: Relação; Física; Fotocopiadora; Maquina de Xerox;



Geralmente, quando precisamos tirar uma cópia de um determinado documento, por ex, recorremos as famosas fotocopiadoras. Mas... já parou para se perguntar como essa bela geringonça funciona ? Você sabia que ela tem extrema relação com alguns princípios básicos da física ? Se desconhece desse assunto, peço que prossiga com a leitura.



A fotocopiadora foi inventada em 22 de outubro de 1938,
 em Astoria, nos Estados Unidos Da America,
 por John Chester Carlson, um advogado que seu
 tempo a inventar coisas. [1]



Chester Carlson com o primeiro protótipo
 de sua invenção – Imagem por Xerox [2]


Chester recém-formado conseguiu um emprego no departamento de Patente, “NE” uma firma de eletrônica em Nova York, foi ali que começou a necessidade de um aparelho, que pudesse tirar copias dos documentos de uma forma mais simples do que a utilizada até então. Foi ai que ele teve a ideia brilhante em vista dessa dificuldade. 

Chester, pois na cabeça que iria inventar uma maquina, em apenas um mero toque, de um botão [5], e foi dai que surgiu a maquina, foto copiadora. Agora que sabemos como quem foi Chester , e quais motivos o levaram a inventar a geringonça que ele deu por nome de (Fotocopiadora), vamos entender como isso funciona.


Pois bem, muitas pessoas imaginam que é só colocar o papel na maquina, que o mesmo sairá copiado e " Voalá ", Como um passe de magica.
Digamos que seu funcionamento é simples, só que de um jeito complicado.


Sem mais delongas, vamos a explicação. Primeiramente, como já sabemos, se usa dois papeis, o que queremos copiar e o que será copiado.

Ao colocarmos o papel ( o que se quer copiar ) na parte superior da maquina e apertarmos o botão de play, ela começa o processo de copia.

Abaixo da tampa, passa-se  um lazer de cor branca ( Antes de prosseguirmos, já parou para pensar o porque das roupas brancas esquentarem menos que as pretas ? , É simples, o branco tende a repelir os raios pelo fato dele possuir todas as cores, e o preto tende a absorver. Por hora, mantenha esse conceito na sua massa encefálica, mais tarde tudo fará sentido juntamente com a leitura do texto. )

E quando o mesmo entra em contato com o papel, faz com que a parte branca ( do papel  ) seja refletida em cilindro negro, eletrificado com cargas positivas. Até então, só a parte branca. Depois desse processo, a própria maquina desse um tipo de pó, ora,muito confundida com tinta, que se trata de uma mistura de Carbono + polímero 


Toner [3]

Assim, automaticamente, o pó do toner é atraído pelo cilindro ( Obs: O pó é munido de cargas negativas e se junta somente ao desenho do papel que não foi refletido para o cilindro, ou seja, a parte preta do papel ) 
Apos esse acontecimento, entra o segundo papel, aquele que se citei mais acima no texto.
A maquina " Suga o papel " e o eletrifica com cargas positivas maiores que a do cilindro.

De ora em diante, o papel agora passa pelo cilindro e atrai todo o pó do toner através de fricção. Assim, acontece o ultimo passo, que é o aquecimento do pó sobre o segundo papel.

Por se tratar de um pó, ele poderia soltar-se do papel, por isso, a própria maquina prensa o papel em dois rolos revestidos com teflon ( para que o pó não grude ao giro do cilindro ) e o esquenta com calor de uma lampada especial.

Emfim, depois de todo esse processo, o segundo papel já pronto e quentinho ( Não confundir com pão e comer,  ok ? ) e sai da maquina como um passe de magica.

Porém, não existe só um tipo de fotocopiadora, existem vários e um deles é o mimeografo.


Mimeógrafo [4]

Ela é uma das primeiras maquinas  de xerox inventada e foi bastante utilizada para fazer copias de papel escrito em alta proporção, e no seu consumo é necessário um papel stencil a alcool.
Essas belas maquinas ajudaram a aperfeiçoar o estudo de muitas, e sua utilização não era algo que quebra-se a cabeça, apenas com dedicação e paciência, instale a página que deseja xerocar, acima do pequeno cilindro permeoso acumulado de tinta, '' Lembrando que além do cilindro e a tinta, também, está o papel stencil".

Utilizando a prática, gire levemente a manivela, com isso a máquina de xerox começara a funcionar, a força inercial dispara a tinta através da matriz e estampa diretamente a cópia desejada no papel branco.

Uma curiosidade: Com a evolução das fotos copiadoras, esse processo passou de minutos para alguns segundos e antes restrito a preto e branco, agora, colorido.

Conseguiu notar depois desse resumo onde a física se encontra ?


O que muita gente não sabe é que Chester pensou em um principio básico da física de eletricidade, no qual duas cargas no mesmo sinal se repelem e duas cargas opostas se atraem, o modulo dessa força é dada pela lei de Coulomb, essa lei diz que quando maior a quantidade de cargas, maior será a força de atração entre elas, quanto maior a distancia , menor será essa força. 


Referências:


[1] http://www.infopedia.pt/$fotocopiadora
[2] http://www.infowester.com/blog/50-anos-da-lendaria-copiadora-xerox-914/
[3] http://www.lasercartridgeplus.com/hp-cp-1215-toner-cb540a-cb541a-cb542a-cb543a.html
[4] http://www.escritoriototal.com.br/copiadora/mimeografo-duplicador/mimeografo-duplicador-menno-copyflex
[5] http://super.abril.com.br/comportamento/a-fotocopiadora
http://fisicadomundoreal.blogspot.com.br/2011/03/como-funciona-maquina-de-xerox.html
http://www.tecmundo.com.br/imagem/4145-como-funciona-uma-maquina-copiadora-.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-a-maquina-copiadora 
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/copiadoras-impressoras.htm
http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-tecnologico/mimeografo-uma-copiadora-a-base-de-alcool/


https://youtu.be/ALX6vqXITbA


Nenhum comentário:

Postar um comentário