sábado, 12 de março de 2016

Raquete Elétrica


A raquete elétrica


Imagine você lendo o lançamento de um livro super interessante no seu quarto, quando de repente aparece um batalhão de muriçocas para acompanhar a sua leitura. É um “zum zum zum” infernal, e você tenta pega-la de todas as maneiras; você abana, bate palmas, pula e nada resolve! 

Então quando tudo parecia perdido você olha para o lado e vê a sua bela e potente raquete elétrica, aquela que parece ser inofensiva por ser feita de plástico, porém é uma arma fatal contras os insetos.


A raquete é composta por três super telas de metal, sendo as duas externas negativas e uma interna positiva. Ainda, dentro da raquete existe um pequeno circuito que a partir de pilhas ou baterias, aumentam a tensão para cerca de 2KV, enviando em forma de pulsos repetidos para a tela central. 

A descarga que é produzida pela raquete, são pequenos raios, que podem chegar até 1.2mm de cumprimento.  
E você conhece esse tipo de descarga? Não? Então vou lhe dizer, essa descarga chama-se efeito corona, esse efeito ocorre devido ao campo elétrico muito intenso nas vizinhanças dos condutores, as partículas de ar que os envolvem tornam-se ionizadas e, como consequência, emitem luz quando da recombinação dos íons e dos elétrons.


A muriçoca por ser um pequeno condutor de  eletricidade ao entrar em contato com a tela da raquete, recebe uma descarga de 3Ma de corrente e 6W de potencia, e por ser um inseto muito fino quando a descarga passa pelo seu corpo, o ar fica muito restrito, fazendo com que ocorra o efeito joule.  

Mas o que é efeito joule? É a transformação da energia elétrica em energia térmica, o efeito joule, conhecido também como efeito térmico, é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores. Podemos citar um exemplo onde ocorre o efeito joule, quando fazemos uma instalação elétrica e usamos um fio muito fino, se a corrente elétrica que ele receber for muito grande, o fio não vai suportar a intensidade da descarga, irá super aquecer e derreter. E é exatamente isso que acontece com a muriçoca, por ser inseto pequeno e cheio de pontas finas, se alguma de suas pontas ficam presas na tela da raquete, a muriçoca recebe a descarga elétrica super aquece e explode, substituindo aquele “zum zum zum” pelo “trá trá trá”. 

"A descarga que é produzida pela raquete é considerado pequena, o que pode parecer inofensivo para os seres humanos." 
Só que podemos notar algo interessante na raquete elétrica, como já vimos acima a intensidade da descarga produzida pela raquete é de 2000volts e se usada corretamente não causa dano nenhum ao ser humano. Então  surge uma dúvida, porque um choque de 110 volts pode ser fatal ao ser humano , e o choque de 2kv produzido pela raquete não? 

Por que o que conta na verdade, não é a tensão da descarga, mas sim a intensidade da corrente. Uma corrente de até 10mA, só causa um pequeno desconforto, que é basicamente uma leve e rápida contração dos músculos. A raquete elétrica libera uma carga de 2000v porém possui apenas 3mA de corrente, o que não é prejudicial ao ser humano. 

Mas é válido ressaltar, que se  a raquete for aplicada repetidamente em um mesmo local no corpo humano, provoca-se  um choque que pode ser muito doloroso e até perigoso pois lhe dar equivalência de um choque de 120Ma ou 500volts, porque a potencia que é de 6W é expandida no choque. 
Então é importante evitar o contato direto com a raquete, porque dependendo da pessoa, do tempo, e de como é manuseada, pode causar sérios problemas. 
  
Referências: 
  
  
  




Professor: Samuel                Disciplina: Fisica

Alunos:
Gabriel Sancler
Carolina Melo
Mikaele Pinheiro
Tony Max
Thales Ramos
Keren Libiny
                                                 Segue o vídeo abaixo sobre o assunto em questão,''Raquete elétrica''




5 comentários:

  1. Texto muito curto e falta referência!
    Não pode usar wikpedia como referência, pois não é seguro!
    Não existe citações!
    Vejam http://cepesf3av2016.blogspot.com.br/2016/03/a-fisica-e-maquina-de-xerox-matheus.html

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. o choque da raquete no ser humano não é fatal, a corrente é muito baixa! Mas que dói dói experiencia própria!

    ResponderExcluir
  5. Vi uns vídeos q usaram o sistema da raquete para matar ratos, é possível matar ratos c a descarga de uma raquete?

    ResponderExcluir