sábado, 26 de novembro de 2016

A discriminação religiosa

Componentes : Alisson Barbosa, Joceline santos, Jamile Santana, Franciele santos   
                           
                           
Turma : 3 ano A-V
                                                       


                                                          A discriminação  religiosa



Palavra chave : Intolerância



Resumo: A intolerância  religiosa,  vem desde os séculos passados,  mais com o passa do tempo,  esses números de discriminação  na religião  foi aumentado.  As principais religião que sofre mais com  essa descriminação  é  a afro-descendentes ,  a religião do candomblé,  em seguida vem os evangélicos e o espírita.
   - Quando se fala em intolerância religiosa,  o que se vem em mente? 
  - O que pensa sobre o assunto?

   Podemos assistir por todo o lado, grande crescimento na descriminação religiosa em todo o mundo.  A intolerância é uma mistura de ofensas a diferentes religiões e crenças, mas cada um de nós temos o livre hábito de opinar por nossas próprias escolhas.

   A cada dia que se passa,  vamos nos deparando com os casos de intolerância,  a maioria desses casos acontece na região onde a religião tem um grande domínio sobre o estado.

   A intolerância,  já vem desde a idade média, onde os judeus eram perseguidos pela igreja católica, os judeus era discriminados pela doutrina do catolicismo.  No século passado,  na faixa de 6 milhões de judeus foram assassinados,  na atualidade existe um grande domínio de perseguição,  aos religiosos.

   Vários regiões no mundo, lutam para impor só  uma crença no país. A exemplo da Índia e Paquistão, Que a conflitos entre hindus e muçulmanos e entre outros lugares no mundo.

   A intolerância religiosa é  um conjunto de ideologia  contrária e ofensivas a diferentes crenças e religião.
   O Brasil por ser um país de estado laico,  ou seja,  que  não há uma religião oficial brasileira,  isso significa  que  o estado se mantém neutro a qualquer tipo de religião,  desse modo a uma reparação entre o estado e a igreja. A igreja não tem nenhum poder sobre o estado ou seja não há influência de alguns religiosos, não sabemos quando foi que surgiu a primeira religião , mas que foi a milhares de anos,  e  delas surgiu várias religião  diferentes,  como judeus,  budistas,  islâmico,  cristão e evangélico,  etc...

   Sabemos que o Brasil foi descoberto no ano de 1500,  pelos portugueses que desembarcaram na Bahia,  eles trouxeram consigo a religião  conhecida como catolicismo.  Hoje no Brasil há uma diversidade culturais e por ter essas diversidades criam -se a intolerância religiosa e  o preconceito.  No Brasil umas das religião que sofre rejeição é  a afro-descendentes,  como o candomblé.

   Elas sofre por seus rituais e magias que são  chamadas pejorativamente de "macumba".  Mas esse tipo de preconceito não se resume somente no Brasil,  no Ocidente da Ásia por exemplo é  um dos  lugares que mais existe guerras entre as religiões,  na sua maioria envolvendo  muçulmanos,  islâmico,  judeus e o nazismo,  e  um exemplo dessas guerras onde deixou milhões de mortos na sua maioria judeus.

   De acordo  com os dados do direito humanos,  63% dos casos reportado soa contra os templos e cultos da religião afro-brasileira.  A religião evangélica não sofre tanta perseguição quanta a afro-brasileira,  em algumas escalas alunos evangélicos  sofrem rejeição em partes por professores que cultuam a religião do candomblé e não aceita que o aluno por exemplo defenda a sua religião evangélica.

   O movimento sócias ao longo da história vem se fortificando cada vez mais e vem ganhando lugar na sociedade e tendo muitas vitórias,  o movimento negro trouxe consigo  novas identidade,  como questões étnicas e racial,  o movimento  afro-brasileiro vem mudando a forma de pensar de algumas  pessoas na sociedade.  A revolta dos malês ocorrida a mais  de um século já deixava claro a intolerância contra descendentes africanos.  Dessa maneira deve-se considerar novo caminho para combater a intolerância religiosa  seja por meio educativo,  por meio da escola que se fale mais sobre o assunto, ou por meio religioso ou mediativo, como um mecanismo que seja útil contra esse tipo de violação dos direitos humanos.

   No Brasil as leis existe para esses tipos de preconceito mas não é  eficiente . Nesse aspecto não há  no país delegacias especializadas para a denúncia ou casos preconceituosos.  As instituições religiosas devem pregar a paz e não o ódio contra qualquer que seja a religião do seu próximo,  eles devem promover o respeito e a aceitação da diversidade  da religião, o poder público também poderia ajudar a sociedade dando um apoio mais útil a esse tipo de preconceito dando mas espaços a mídia,  não só para divulgar a crise econômica,  mas para falar com mais profundidade sobre a questão da intolerância religiosa  e divulga-ló


  É  preciso saber que todos nós temos o livre hábito de escolha.  Quando uma pessoa escolhe seguir uma religião seja ela qual for é  preciso ser respeitada,  não devemos julgar as pessoas pela sua decisão. Com essa discrição entre religião por qual cada um segue, para onde quer ,  é  que as pessoas esquecem de que Deus,  com sua imensa sabedoria e inteligência,  nos dar até mesmo a liberdade de escolha.


Referências: 
www.protaredação.comwww.redebrasilatual.com.BR
www.DiárioNordeste.verdesmares.com.br 
www.bbc.com
www.brasil247.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário