sábado, 12 de março de 2016

Eletrostática e Frizz

Disciplina: Física
Professor: Samuel

Brenda Amanda Santos
Gleise Kelle Cardoso





As mulheres não tem noção que as madeixas contem energia, muitas delas acha que o frizz  é causado por falta de hidratação, mais na verdade o frizz é causado por uma coisa que a maioria delas não vive sem (Secadores e Prancha que contem íons positivos ). Já os que contem íons negativos tem a função de proteger as madeixas do frizz,  ou ,seja deixa os cabelos com menos fios arrepiados


Vamos falar em um assunto que só em ouvir o nome as mulheres já ficam como os pelos arrepiados o danado do "Frizz".
A eletricidade estática é um fenômeno que acontece quando ocorre um desequilíbrio eletrônico dos íons do cabelo deixando-os em pé.



Quando o cabelo arrepiam-se é impossível arruma-los , e com esse ''corre-corre'' do dia-a-dia quase nunca nos perguntamos o porque, o cabelo ficam com frizz.
Bem é simples porque esse fenômeno conhecido como frizz é na verdade a pura física. Esse acontecimento ocorre devido a eletricidade estática. Os motivos para esse acontecimento são o desequilíbrio eletrônico dos íons que tem tem no cabelo, os deixando arrepiados, gerando ressecamento e frizz.




Os motivos que deixam os cabelos eletrizados são, muito contato com computadores , televisores, celulares, principalmente com pentes e escovas de metal ou com fibras artificiais como partículas, e , esse aparecimento está ligado a ambiente e produtos usados que aumenta o acumulo de eletricidade no cabelo. 





Os íons são átomos ou agrupamentos de átomos com excesso de carga elétrica, negativas ou positivas. "O íon pode ser encontrado de algumas formas nesses produtos, desde a turmalina, que potencializa a ação dos ións negativos, até uma bobina, que garante uma absorção maior nos fios porque a emissão é mais forte", explicou o técnico da Taiff, André Marques


As cargas elétricas que temos em nosso cabelos como a nossa pele tem matérias diferentes, e a matéria formada por moléculas que contem átomos contendo três tipos de elementos: prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e nêutrons e também eletrosfera onde esses elétrons se matem em orbita, já os prótons e nêutrons contem massa praticamente igual, e os elétrons tem massa muito menor, então quando posto objetos e são friccionados, os elétrons do objetos se transfere para outro causando o frizz.



Nossos cabelos são atraídos por essas cargas positivas,que são encontradas em televisões, celulares e etc.
Por exemplo já percebeu que quando você acaba de desligar sua tv e os pelos dos seus braços são atraídos?  e essa carga positiva que é liberada atraí a negativa dos nosso pelos levando ao arrepiamento deles ou ao frizz como dos cabelos.
Acabar com o frizz nos cabelos para sempre é impossível afinal cargas positivas podem ser liberadas de vários eletrônicos, abusar da química e da chapinha também não ajuda a acabar com o frizz. cabelos quimicamente tratados ficam danificados com isso mais frizz, uma forma fácil de se livrar desse pesadelo para os cabelos é uma boa hidratação, pois quanto mais poroso, os pentes e escovas ganham uma maior superfície de contado tendo mais atrito e mais frizz, com a devolução da integridade dos seus cabelos (ou seja aquele belíssimo brilho de cabelo hidratado e não oleoso ) o frizz ira diminuir porém a eletrostática sempre ira existir. 




Referencia:

3 comentários:

  1. Quem é André?
    "Os íons positivos não são tão populares quanto os negativos, mas ajudam em tratamentos que precisam ser absorvidos pelas fibras capilares. "Como abre as cutículas, esse tipo de potência é usado antes da química ou de colorações, o que facilita a entrada dos ativos no cabelo. E a vantagem é que não é preciso comprar um secador ou chapinha que só tenha essa tipo de íon, existem no mercado opções que têm as duas versões", explicou André."
    Não é assim!
    Vejam a regra da ABNT para citações!
    Ex: “O uso do computador e internet para realização de trabalhos escolares e acadêmicos tornou-se prática cotidiana.” (RIBEIRO, 2014)

    RIBEIRO, Valter. Como fazer citações da internet, 2014. Disponível em:< http://www.estudoadministracao.com.br/ler/16-11-2014-como-fazer-citacoes-internet />. Acesso em: 16 de nov. 2014.

    ResponderExcluir
  2. ou vejam http://cepesf3av2016.blogspot.com.br/2016/03/a-fisica-e-maquina-de-xerox-matheus.html

    ResponderExcluir