sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O POSICIONAMENTO POLITICO NA MÍDIA

Barbara Camila
Larissa Anjos
Mateus Nolasco
Matheus William
Nathalie Thainã
Raffaele Oliveira
RESUMO:

A política tem um enorme espaço na mídia. Diariamente, vemos notícias sobre a política em programas de TV, jornais, sites de notícias, redes sociais, revistas e propagandas. Sendo que, ultimamente, há mais repercussão na televisão, no Facebook e no Twitter.
Hoje, boa parte dos jovens estão envolvidos no assunto; debatem os seus pontos de vista, estão sempre antenados e compreendem os porquês da política ser extremamente importante nas nossas vidas. Isso é muito bom. Porém, sempre haverá dois lados da moeda; a mídia nos traz benefícios e malefícios.
Devemos ter cuidado nem sempre o que lemos e ouvimos é verídico, podemos nos tornar alienados. A mídia é manipuladora e apenas visa os seus interesses, e, o seu objetivo é influenciar a sociedade inteira.


PALAVRAS-CHAVE: Manipulação; pós-verdade; impeachment; ocultismo; Lula; PEC; Globo; marketing-politico; Barack Obama.

ABSTRACT: 

Politics has enormous media space. Daily we see news about politics in TV shows, newspapers, news sites, social networks, magazines and advertisements. Being that lately, there is more repercussion in television, Facebook and Twitter.Today, a good part of the young people are involved in the subject; Debate their views, are always aware and understand the reasons why politics is extremely important in our lives. This is really good. But there will always be two sides of the coin; The media brings benefits and harms.We must be careful not always what we read and hear is true, we can become alienated. The media is manipulative and only targets their interests, and their goal is to influence the whole society

Keywords: Manipulation; Post truth; impeachment; occultism; Squid; PEC; Global; Marketing-politico; Barack Obama.




A mídia é todo meio de comunicação que nos traz informações, mas atenção, não devemos acreditar em tudo que lemos e ouvimos. A mídia só passa notícias de acordo com o seu interesse; impondo padrão de vida. A mídia tem o poder de manipular as pessoas e, acabamos sendo reféns deste poder e, com isso, nos tornamos alienados. Costumamos acreditar no que lemos e ouvimos, e compartilhamos informações e pensamentos de forma mais estúpida, porque não temos conhecimentos sobre o assunto. Com isso, nos tornamos ignorantes, perdemos argumentos diante de algum discurso e ficamos perdidos. Por isso, devemos nos informar, adquirir conhecimentos, ler, estudar, pesquisar, sempre estar atento as notícias diárias e procurar fundamentos à cada notícia.

Segundo o dicionário Oxford, a palavra pós-verdade foi presenteada ao Brasil como palavra do ano. A palavra é descrita como: os fatos objetivos ser minoria diante a opinião pública ao invés dos apelos a emoção e crenças pessoais.
2016 está sendo o ano em que as pessoas não se importam com a veracidade dos fatos. Elas leem e ouvem, mas não se envolvem com o assunto, não procuram fundamentos e nem os porquês daquele acontecimento. Obtêm informações, mas não obtêm conhecimentos.




Se fizermos uma retrospectiva de 2016 teremos a certeza que a pós-verdade é a palavra definidora do ano. O Brasil derrubou a presidenta Dilma da forma mais escrota que existe, não houve democracia e nem acusações concretas.
Michel Temer se juntou a Aécio Neves para derrubar o governo Dilma. Temer acabou confessando indiretamente o golpe ao consentir  que o impeachment acorreu porque Dilma não aceitou seguir os seus planos.

A mídia acabou ocultando e distorcendo a veracidade desses acontecimentos. E, com isso, a população criou um sentimento de ódio pelo governo Dilma, por Lula e pelo PT. Inventaram inúmeras acusações sobre a ex-presidente, sendo que, não tiveram comprovações sobre essas tais acusações.

Segundo a UNO, Lula foi o melhor presidente de todos os tempos do Brasil. Em oito anos do governo Lula, o Brasil avançou grandiosamente nos aspectos econômicos e de inclusão social. Além disso, reduziu bastante a pobreza do país, dando várias oportunidades e recursos públicos para a minoria. A população pobre teve a oportunidade de ingressar em uma universidade.
O FIES foi criado em 1976 no regime militar, sob o nome Crédito Educativo, sendo nomeado por FIES em 1999 no governo de Fernando Henrique Cardoso e Lula deu progresso ao programa. O FIES foi e é um grande recurso para a minoria, sendo usufruído também pela maioria. Além do FIES, Lula transformou o Enem que passou a ser a porta de entrada dos jovens na universidade por meio do Sisu.

Lula deu continuação ao processo das políticas de cotas, que foi criada por Fernando Henrique Cardoso no PSDB. As políticas de cotas são constituídas pelas Cotas Raciais, Cotas de Gênero Sexual e Cotas Socioeconômicas. Há outros exemplos de cotas, como lugar preferencial para gestantes, homens e mulheres com crianças de colo, obesos e idosos. Nós brasileiros também somos privilegiados em políticas de cotas em universidades no exterior, para latino-americanos.

A mídia omite e distorce todas essas informações. E para piorar, manipula os cidadãos para enxergar esses benefícios como malefícios. Infelizmente, as pessoas acabam sendo induzidas pelas falsas informações e acabam condenando todos esses recursos.

Tudo antes de ir para a mídia é analisado para conseguir ser coerente em suas manipulações e conseguir entreter o leitor ou o ouvinte. Desde uma noticia no jornal, até um comercial de um contraceptivo; são feitos de formas que são capazes de distorcer uma mente.

A PEC 241 e a PEC 55 são o foco dos últimos dias,  sendo que, elas formam uma só, apenas modificaram o seu código-numeral. A mídia está omitindo a sua finalidade. A PEC está sendo passada pela mídia como uma forma de economizar os gastos com os recursos públicos e sendo,  isso não é de fato uma mentira. Porém, a população alienada está pensando que o capital para esses recursos será maior do que o atual, isso de fato está distorcido. Economia em recursos públicos é uma grande idiotice, pois, a população pobre é dependente desses recursos, a população rica não necessita disso, por isso, grande parte não está se importando com isso porque não irá afetá-los. E, infelizmente, grande parte da população pobre é manipulada por essa mídia sensacionalista, acreditando que a PEC será um grande benefício para todos, e conseguirá combater ou diminuir a corrupção. Se paramos para pensar e formos racionais conseguiremos compreender que 20 anos são muito tempo para um congelamento de gastos públicos, a população irá crescer cada vez mais conforme os anos e precisará de mais capitais nos recursos públicos. Ou seja, a PEC só aumentará a pobreza, e, além disso, não há indicio algum que a corrupção será diminuída, até porque a maioria ganhará em cima da minoria. Não podemos esquecer que, as inflações dos preços das mercadorias irão aumentar a cada ano.



A Globo é a maior emissora do Brasil, ela tem um grande poder diante a mídia e, por conta disso, pode derrubar qualquer governo, pelo seu alto poder de manipulação. A Globo costuma ser reproduzidas pelas outras emissoras por conta do seu alto nível de entretenimento. A um grande envolvimento político com as emissoras, elas costumam omitir os erros governamentais de suas filiais e distorcer as veracidades governamentais de suas opositoras. Se formos parar para analisar, a Globo omite os falcatruas do governo Temer, há vários malefícios acontecendo, mas não vemos tantas repercussões na mídia porque a Globo está aliada ao governo Temer, sendo assim, não vemos notícias ruins sobre o atual governo na Veja, O Globo, G1 e Folha de São Paulo, quais são pertencentes a Globo.  
A Globo, o SBT e a Band aumentaram mais de 1000% de verbas com o governo Temer. O SBT é dependente de verbas políticas para se manter em pé. Cada emissora defende os seus interesses, não a sociedade em si, não é algo generalizado.

A Globo fez um contrato ilegal com a Time Life, foram várias séries de falcatruas que o contrato acabou se tornando legal. A Globo deve cerca de 2 bilhões e 500 milhões de reais e está tentando se aliar a BDNES, ou seja, o nosso dinheiro público. Roberto Marinho defendia com bravura a Ditadura Militar, pois, durante esse período ele enriqueceu drasticamente. Gilberto Gil, Milton Nascimento e Caetano Veloso sofreram bastante nessa época, Gil e Caetano foram até presos por serem considerados desrespeitosos e liberais. Roberto Marinho proibia a menção dos nomes desses artistas, os consideravam como mortos. Chico Buarque fez um breve comentário sobre essa atitude, falou sobre a soberania de Roberto Marinho e finalizou dizendo que atualmente existe uma censura econômica importantíssima. Acredite, os profissionais da música pagam a TV Globo para poderem trabalhar. Roberto Marinho afirma que "índio não tem cultura" – deixando claro que, essa afirmação só existe na mente indescritível dele –. Collor assumiu que foi favorecido pela Globo no debate contra Lula, por conta disso, Lula perdeu a eleição. A Globo tem como tradição esconder a sua obscura história e alienar a sociedade perante a sua oposição.

Há grandes benefícios na mídia, mas para isso, precisamos aprender a usá-la ao nosso favor. A mídia abre as portas para as informações e conhecimentos, mas o conhecimento só será adquirido se nos aprofundarmos no assunto. Hoje em dia, há maior quantidade de jovens se envolvendo na política do que antigamente, pelo fácil acesso as essas informações e a quebra de tabus. Os jovens se tornaram mais ativos, aprenderam a procurar por respostas e não serem monótonos. Aprenderam que política é importante e faz parte da nossa vida cotidiana, para melhorar, é o que comanda a nossa vida. A mídia nos dar fácil acesso a tudo, todas as informações estão ao nosso alcance. Hoje, podemos dizer: só não sabe quem não quer, ou quem não tem oportunidade.




O marketing político tem o objetivo de marcar sua posição, criando um destino e manter-se nele quando é preciso. A estratégia é uma direção saber onde quer ir e estar, um quebra-cabeça que planejadamente se encaixa cada peça para tornar algo sólido.

Para que o candidato se torne vencedor é necessário usar os matériais do marketing de forma correta e prática, para  conquistar a honestidade do público.

— É possível concretizar isso?
— Obviamente. Sim.

Através do estudo de segmentação do público alvo, construção do valor pelo consumidor e posicionamento foi o ponto de partida para o maior estouro da história da revolução das mídias sociais.

Juntando todos as ideias de táticas a equipe do líder Barack Obama, principal responsável pelo marketing digital, conseguiu realizar um trabalho fantástico. O resultado foi o uso da transparência, humanização do candidato e um obvio menor custo de campanha. Todas as ideias colocadas em praticas possibilitaram o reconhecimento dos públicos alvos e as redes que elas participavam. É interessante ressaltar que, o uso das redes sociais é visto como demonstração de liberdade e expressão, o que atinge um número grande de pessoas que promovem o amadurecimento político e social e um processo eleitoral.

Em um dos seus discursos Obama diz:

"Eu quero lutar por vocês, eu quero ouvir vocês e trabalhar em conjunto,
 cuidar dos Estados Unidos melhor, 
vamos mudar esse país e vamos mudar o mundo."

Obama conseguiu transformar uma campanha presidencial de cinquenta estados em uma enorme comunidade online e consequente elegeu grande parte pela força da internet. O trabalho de monitoramento foi fundamental para o desenvolvimento de relacionamento e medindo o crescimento das ações estratégicas, isso mostra a importância de relacionamento já que a credibilidade em um ambiente online é difícil de ser construída, porém, extremamente fácil de ser uma total catástrofe. Por isso, surge o constante relacionamento cativante e imediato com suas comunidades online, total interatividade, qualidade e influência.

Devemos absorver conhecimentos para não nos tornar alienados; o conhecimento é a chave de tudo. Não devemos economizar estudos, o saber nunca é demais. 

REFERÊNCIAS:




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